07 março 2006

VISLUMBRES DE UM CRIADOR

O elefante é o único animal cujas pernas dianteiras se dobram para a frente.Por que? Porque, de outra forma, seria difícil para esse animal levantar-se, por causa do seu peso.Por que os cavalos, para se erguerem, usam as patas dianteiras, e as vacas, as traseiras?Quem orienta esses animais para que ajam dessa maneira? Quem teria o poder de colocar um punhado de argila no coração da terra e, através da ação do fogo transformá-la em formosa ametista de alto valor? Quem colocaria certa quantidade de carvão nas entranhas do solo e, mediante a combinação do fogo e a pressão dos montes e das rochas, transformar esse carvão em resplandecente diamante, que vai fulgurar na coroa dos reis ou no diadema dos poderosos? Por que o canário nasce aos 14 dias, a galinha aos 21, os patos e gansos aos 28, o ganso silvestre aos 35 e os papagaios e avestruzes aos 42 dias?Por que a diferença entre um período e outro é sempre de sete dias? Quem regula a natureza, sem jamais cometer engano, determinando que as ondas do mar se quebrem na praia à razão de 26 por minuto, tanto na calma como na tormenta? Muitas coisas acontecem na natureza sem que tenhamos um mínimo de sensibilidade para perceber. Exemplos:A melancia tem número par de franjas.A laranja possui número par de gomos.A espiga de milho tem número par de fileiras de grãos.O cacho de bananas tem, na última fila, número par de bananas, e cada fila de bananas tem uma a menos que a anterior. Desse modo, se uma fileira tem número par, a seguinte terá número ímpar. A ciência moderna descobriu que todos os grãos das espigas são em número par, e é admirável que Jesus, ao se referir aos grãos, tenha mencionado exatamente números pares: 30, 60 e 100. (Marcos 4:8).Outro mistério que a ciência ainda não descobriu: enormes árvores, pesando milhares de quilos, apoiadas em apenas poucos centímetros de raízes.Ninguém até agora conseguiu descobrir esse princípio de sustentação a fim de aplicá-lo na construção de edifícios e pontes.Mas há maravilha ainda maior!O oxigênio e o hidrogênio, ambos sem cheiro, sem sabor e sem cor, combinados com o carvão, que é insolúvel, negro e sem gosto, resulta no alvo e doce açúcar.Esses são apenas alguns vislumbres de um Deus sábio e amoroso.Esse mesmo Deus que realiza tais maravilhas no mundo que Ele criou, pode também efetuar em nós um milagre ainda muito maior.Ele pode dar-nos um novo nascimento, fazendo novas todas as coisas. (João 3:3:2 - Corintios 5:17). Ele pode tomar nossa vida triste, inútil e insípida e torná-la alegre, útil e plena de significado para a glória Dele.Portanto, não se desespere. Não importa quão grave seja a sua condição física, moral ou espiritual. O Senhor Jesus, que "ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre" (Hebreus 13:8), só Ele tem a última palavra. Você pode experimentar um milagre!Tão somente creia Nele, receba-O como seu único Senhor e Salvador, e coloque a sua vida nas mãos Dele. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)

02 março 2006

SABE POR QUE JESUS CHOROU?

Aos 33 anos Jesus foi condenado a morte... A "pior" morte da época. Somente os piores criminosos da época morreram como Jesus morreu. E com Jesus ainda foi pior, porque nem todos os criminosos naquela punição receberam "cravos" nos membros... Sim... Foram cravos e não pregos.... Cada um deveria ter cerca de 15 a 20 cm, com uma ponta com 6 cm e a outra ponta pontiaguda. Eles eram enfiados nos pulsos e não nas mãos como é dito. No pulso, há um tendão que vai ate o nosso ombro... Quando os cravos foram enfiados esse tendão se rompeu, sendo que Jesus era obrigado a forçar todos os músculos de suas costas para não ter os seus pulsos rasgados. Sendo assim, não podia forçar tanto tempo porque perdia todo o ar de seus pulmões. Desta forma, era obrigado a se apoiar no cravo enfiado em seus pés, que, por sua vez, era maior que os das mãos, porque eram pregados os dois pés juntos. Já que seus pés não agüentariam por muito tempo, senão rasgariam também, Jesus era obrigado a alternar este "ciclo" simplesmente para conseguir respirar. Jesus agüentou esta situação por um pouco mais de 3 horas. Sim, mais de 3 horas... Muita coisa, não??? Alguns minutos antes de morrer Jesus não sangrava mais. Simplesmente saia água de seus cortes e machucados. Quando imaginamos machucados, imaginamos simples feridas, mas não, os dele eram verdadeiros buracos, buracos feitos em seu corpo... Ele não tinha mais sangue para sangrar. Portanto, saía água. Um corpo humano é composto de aproximadamente 8 litros de sangue (um adulto). Jesus derramou 8 litros de sangue, teve três cravos enormes enfiados nos membros, uma coroa de espinhos enfiados na cabeça e teve um soldado romano que enfiou uma lança em seu tórax, sem falar de toda ahumilhação que passou, após ter carregado a sua própria cruz por cerca de dois quilômetros, com pessoas cuspindo em seu rosto e atirando pedras em seu corpo (a cruz pesava cerca de 30 kilos...só a parte em que lhe foram pregadas as mãos). Isso tudo para que você tivesse um livre acesso a Deus... Para que você tivesse todos o seus pecados "lavados"... Todos eles, sem exceção! Não ignore essa situação. ELE MORREU POR VOCÊ... Você mesmo, que está lendo este e-mail... Não fique achando que ele morreu pelo outros, por só aqueles que vão a alguma igreja ou por aqueles monges, padres, pastores, bispos, etc... Sim, Ele morreu por você também.

28 janeiro 2006

O PODER DA LÍNGUA

Por volta do ano 2000 antes de Cristo, um mercador grego, rico, queria dar um banquete com comidas especiais. Chamou seu escravo e ordenou-lhe que fosse ao mercado comprar a melhor iguaria. O escravo voltou com belo prato, coberto com fino pano. O mercado removeu o pano e assustado disse:

- Língua? Este é o prato mais delicioso?

O escravo sem levantar a cabeça, respondeu:

- A língua é o prato mais delicioso, sim senhor. É com a língua que você pede água, diz “mamãe”, faz amizades, conhece pessoas, distribui seus bens, perdoa. Com a língua, você conquista, reúne as pessoas, se comunica, diz “meu Deus”, ora, canta, conta histórias, guarda a memória do passado, faz negócios, diz “eu te amo”.

O mercador, não muito convencido, quis testar a sabedoria do seu escravo e o enviou novamente ao mercado, ordenando-lhe que trouxesse o pior dos alimentos. Voltou o escravo com lindo prato, coberto por fino tecido, que o mercador retirou, ansioso, para conhecer o alimento mais repugnante.

- Língua, outra vez! Diz o mercador, espantado.

- Sim, língua, diz o escravo, agora mais altivo. É a língua que condena, separa, provoca intrigas e ciúmes. É com ela que você blasfema e manda para o inferno. A língua expulsa, isola, engana o irmão, responde para a mãe, xinga o pai...

A língua declara guerra! É com ela que você pronuncia a sentença de morte.

Não há nada pior que a língua, não há nada melhor que a língua.

Depende do uso que se faz dela.


“A língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero” Tiago 3:8

“Honroso é para o homem o desviar-se de contendas, mas todo insensato se mete em rixas” Provérbios 20:3

27 janeiro 2006

UMA ÁGUIA

"Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão." Is 40.31
A águia empurrou gentilmente seus filhotes para a beirada do ninho. Seu coração se acelerou com emoções conflitantes, ao mesmo tempo em que sentiu a resistência dos filhotes a seus insistentes cutucões! Por que a emoção de voar tem que começar com o medo de cair? Pensou ela... O ninho estava colocado bem no alto de um pico rochoso. Abaixo, somente o abismo e o ar para sustentar as asas dos filhotes. E se justamente agora isto não funcionar? Ela pensou! Apesar do medo, a águia sabia que aquele era o momento. Sua missão estava prestes a se completar, restava ainda uma tarefa final: "o empurrão". A águia encheu-se de coragem. Enquanto os filhotes não descobrirem suas asas não haverá propósito para a sua vida. Enquanto eles não aprenderem a voar não apreenderão o privilégio que é nascer águia. E então, um a um, ela os precipitou para o abismo. E eles voaram! Às vezes, nas nossas vidas, as circunstâncias fazem o papel de águia. São elas que nos empurram para o abismo. E quem sabe não são elas, as próprias circunstâncias, que nos fazem descobrir que temos asas para voar. Deus te fez renascer para ser livre em Cristo. Use as asas que Ele te deu! Jesus Te Ama!

03 janeiro 2006

SOBRE PIPAS E PIÕES

Duas brincadeiras me fascinavam quando criança: soltar pipa e rodar pião. O engraçado é que são justamente as que eu menos sei fazer. Falta-me a habilidade para ambas. Admiro quem sabe rodar o pião e quem sabe colocar uma pipa no alto e maneja-la bem (só colocar no alto até eu faço). Pipas e piões são brinquedos que têm muito a nos ensinar em suas táticas, maneiras e modo de serem usados. Somos quais pipas e piões... veremos isso...Piões são brinquedos que só funcionam se desenrolados, se livres daquela cordinha que lhes dão “vida própria”. Assim somos nós... só funcionamos bem se desenrolados...mas não quero dizer com isso que são ruins as “cordas” que nos enrolam. Não... são elas que nos impulsionam... são elas que nos dão forças para girar... e girar... Assim são os problemas para com a nossa vida. Devemos encara-los como força motriz de um novo caminhar. Ao nos livrarmos deles percebemos o quanto nos serviram para o amadurecimento, para “rodarmos” direito. Sim, um pião mal enrolado nunca girará corretamente. Até me faz lembrar as palavras antigas de um sábio... “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo...”Pipas são fascinantes também... vivem no céu. Uma pipa nunca é tão bela no chão quanto a é no ar... confiando na força do vento. Conta-se que um aprendiz de feiticeiro encontrou-se com uma formiguinha numa de suas caminhadas entre a serra e o mar... ao ver a formiguinha carregando uma folha bem maior que ela mesma, o moço perguntou: Como consegues carregar uma folha tão pesada em um corpo tão pequeno? A formiguinha respondeu-lhe sorrindo: - Aprendi a confiar na força do vento!Essa é a lição da pipa... confiar na força do vento. Saber que o vento sempre lhe levará a um lugar bonito, onde poderá demonstrar toda a sua beleza e encantar crianças e adultos que sempre estarão dispostos a contemplar a beleza de pipas coloridas rasgando o céu azul.Interessante é que o mesmo sábio que disse que teríamos aflições no mundo também disse algo sobre o vento... “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai... assim é todo o que é nascido do espírito”. Engraçado é que no grego clássico as palavras “vento” e “espírito” são uma só: Pneuma. Há uma identificação do vento com o espírito... Precisamos confiar na força do vento... deixar que ele nos mostre o caminho... confiar que há algo melhor “além do arco-iris”... Não nos prendermos a coisas materiais de forma que não sejamos mais livre... o vento sopra onde quer... uma hora aqui... outra ali... não sabes pra onde vai... assim é todo aquele que deixa se levar. Pessoas mesquinhas estão sempre presas, não sabem o que é se deixar levar pelo vento... nunca experimentaram a alegria de voar leve...à toa! Mas há ainda duas coisas que quero falar sobre pipas e piões: uma que os distingue e outra que os une, que os tornam iguais. E ambas nos trazem lições importantes.A primeira, que os distingue, é que piões rodam no chão... na terra... e pipas voam... estão sempre nos ares. Essa é a primeira lição... transcendência e imanência... sentimento e ação... precisamos voar... e ter os pés no chão... saber a hora de levantar vôo, viajar, transcender e saber a hora de pôr os pés no chão.... caminhar firme... enfrentar o pó da estrada... e a hora da união... verbo se fazendo carne.A segunda lição, que os une, pipas e piões só têm beleza se manejados por mãos habilidosas. Como eu disse... nunca tive essa habilidade. Pipas e piões não são pra qualquer um. Nossas vidas, tais pipas e piões só se mostrarão belas em mãos seguras, habilidosas... e não há mãos melhores para pipas e piões do que as mãos que os fazem... assim como não há mãos melhores para o homem do que as mãos do criador... O sábio a quem me referi no texto é Jesus, o Cristo... criador de todas as coisas... ele declarou que não deveríamos nos desesperar com os problemas... porque ele os venceu... não há meio melhor de voar, nem girar do que “impulsionados” pelas mãos de quem tudo criou... aquele “que até o vento lhe obedece”.Com todo carinho,